Convites

 

Lançamento no Salão do Livro de Paris - 16 a 19 de março de 2012
Lançamento de Écrivains Contemporais du Minas Gerais
Dia 16 de março, às 19 horas
Porte de Versailles - Pavillon 1
Stand d'Yvelinédition

Eventos anunciados e já realizados:


Clique no convite e veja Programação do Forum das Letras de Ouro Preto

Veja lançamentos no Encontro Literário das Academias de Letras do Forum das Letras


Essências: sonhos e frutos e luzes
Andreia Donadon leal

Olhos de Estrelas
Ângela Leite Xavier

Âncoras Flutuantes
Gabriel Bicalho

A Família Ouropretana
Academia Ouropretana de Letras

Ouro Preto: o encanto dos seus contos
Terezinha Lobo Leite e Leonardo Carneiro

Ouro Preto: cidade em três séculos
Nelson de Senna (Org.)



** **

CÉSAR VANUCCI lança o livro "José Alencar - missão cumprida"

Caríssimos amigos, confrades e confreiras da AMULMIG, da AFEMIL, da ALB DE MARIANA, da ALDRAVA LETRAS E ARTES, do InBrasCI-MG e de outras instituições literárias e culturais.
Boa tarde! Nosso nobilíssimo confrade, o acadêmico CÉSAR VANUCCI, convida para o lançamento do seu livro , "José Alencar - missão cumprida".
O ato ocorrerá no próximo dia 11 de novembro de 2011, sexta-feira, às 18:00, na FIEMG - Avenida do Contorno 4520- 1°andar. Belo Horizonte - MG)
Sua presença é muito importante!!!
Forte abraço
e-mail do autor para contato e divulgação: cantonius1@yahoo.com.br

***

Lançamentos Aldrava Letras e Artes


pedidos:
gabicalho@terra.com.br

pedidos:
deiadonadon@yahoo.com.br

*** ***

***

Oficina de Incentivo à Leitura: nas sendas brasileiras do haicai
por: J. B. Donadon-Leal e Andreia Donadon Leal
Semana Letras da UFV. Dias 06 e 07 de outubro.


Participem!
Vejam programação:


http://semanaletrasufv.wordpress.com/programacao

***

Lançamento do livro Trililili Paralelá 1º de outubro no BH Shopping

O livro de poesia infantil Trililili Paralelá de autoria da poetisa, contista e professora de Letras France Gripp, com ilustrações do artista plástico Ávila Cardoso, será lançado no sábado 1º de outubro, na Livraria Leitura, do BH Shopping, de 11 horas às 14 horas.
Trililili Paralelá é um verdadeiro convite a brincadeira com o som das palavras: Beijei o / pé da Rosa / a cheirosa / tem chulé (France Gripp)! E é desta forma que as crianças entram para o universo das letras se divertindo. Realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o projeto além da publicação traz uma série de atividades que despertam para o universo da poesia: oficinas, sarau de poesia, sorteio de livros, entre outros, que serão realizados ao longo do mês das crianças na capital mineira e também em Governador Valadares, cidade natal da autora.
A poetisa France Gripp conta que o conjunto de poemas intitulado Trililili Paralelá é resultado de trabalho árduo desenvolvido em dois anos de experimentações poéticas. Também representa o fruto de inúmeras leituras de poesia e de outros tantos estudos literários, fontes que alimentando a imaginação e a sensibilidade acabaram vertidas em poesia. A intenção do projeto é permitir que os leitores mirins se divirtam, tenham alegria, enquanto leem sobre questões cotidianas, vendo-se assim, a si e aos outros, de certo modo, retratados.


France Gripp

Sobre a autora:
A professora de Letras, poeta e contista nasceu em Governador Valadares, onde formou-se em Letras. Colaborou com crônicas para os jornais locais e participou da edição do periódico cultural "Poet'Arte". Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), leciona Língua Portuguesa e Produção de Textos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). France Gripp publicou "Eu que me destilo" (1994) e "Vinte Lições" (Dimensão, 1998). Tem poemas, contos e crônicas publicados nas coletâneas "A arte do professor e Palavra de mestre", (Sindicato dos Professores de Minas Gerais, 1996/1997/1999), "Saboreando palavras" (Serviço Social do Comércio de Minas Gerais, 2006), "Terças Poéticas jardins Internos" (2006), "Antologia ME 18/Mulheres Emergentes" (2007) e "Antologia Poesia do Brasil" (2008). Realizou a exposição "Poesia e Forma", no Parque Municipal Renné Giannetti, pelo projeto Museu Nacional da Poesia (Munap).

 

EXPOSIÇÃO DE ARTE ALDRAVISTA: TRAMAS
de 13 a 24 de outubro de 2011
Galeria Carlos Drummond de Andrade - (Fundação Carlos Drummond de Andrade - Itabira, MG)


Anjo em Ronda - 2006

A semana Drummondiana terá exposição da artista plástica natural de Itabira, Deia Leal. A artista apresentará panorama de sua trajetória artística, com trabalhos produzidos no período de 2006 a 2010.
As obras vão desde o figurativo, em que ela retrata a religiosidade eclética de Minas de Gerais, através da representação de anjos negros, de portais de minas e de paisagens devastadas, em pinceladas soltas e livres.
A artista também apresentará suas últimas experimentações, através de explosões de cores metonímicas em telas, usando o dripping, para representar a carnavalização mineira, paisagens floridas e intervenções realizadas em peças de roupas.
Nas experimentações metonímicas de Deia Leal não são mostrados objetos inteiros, mas manchas, pinceladas que insinuam a intencionalidade da artista sem, contudo, impor o sentido final. O significado de cada obra será construído conjuntamente pelo espectador, conforme sua vivência, sua bagagem existencial.

Deia Leal – nome artístico de Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, natural de Itabira – Minas Gerais, nascida em 17/09/1973, cresceu em Santa Bárbara - MG e reside em Mariana – Minas Gerais. Licenciada em Letras pela UFOP, Pós-graduada em Artes Visuais - Cultura e Criação pelo SENAC-MG e Mestranda em Literatura (cultura e sociedade) pela Universidade Federal de Viçosa. Frequentou diversos cursos de pintura na Casa de Cultura de Santa Bárbara. Desenha e pinta desde a adolescência. Teve aulas de pintura com o artista plástico de Maringá, Camilo Leal e com o artista, escritor e compositor sinfônico granadino, Antonio Gualda, na Espanha. Participou de exposições coletivas na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, RepúblicaDominicana, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Portugal, Chile (Museu Pablo Neruda) e em dezembro de 2009 participou de uma coletiva no Museu do Louvre em Paris. Participou de inúmeras exposições coletivas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2008, obteve o 1º lugar no Concurso Internacional de Artes Plásticas da Asociación Cultural Valentim Ruiz Aznar (Espanha). Foi laureada com a Medalha de Bronze da Académie des Arts, Sciences et Lettres da França, sob a égide de René Flament, fundada em 1915, coroada pela Academia Francesa, em Paris, pelos relevantes serviços prestados às artes no Brasil.
A cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo (Minas Gerais) vai inaugurar no segundo semestre de 2011, Museu Internacional que levará o nome da artista Deia Leal.

Aldravismo
Sinônimo de liberdade, a arte aldravista faz referência à superação de barreiras formais de produção e expressão, à possibilidade de ousar e de criar conceitos novos. Nascido na cidade de Mariana, no ano 2000, o aldravismo é um movimento de escritores, filósofos e artistas visuais que propõem interpretações inusitadas de eventos do cotidianos. A aldrava, argola de ferro utilizada antigamente para bater nas portas, é o símbolo do movimento.
Além da liberdade, o aldravismo tem outro pilar: a metonímia. Trazida da literatura para as artes plásticas, a figura de linguagem, que relaciona o todo e a parte, ganhou uma interpretação plástica e chegou às telas na forma de supressão de elementos. Não se pretende mostrar uma totalidade, mas apresentar indícios.

Abertura: 13 de outubro de 2011 -
Local: Galeria Carlos Drummond de Andrade - (Fundação Carlos Drummond de Andrade - Itabira, MG)


Cidade das Flores III - 2010

Portal Velho - 2008


Andreia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal convidados para participarem do 15º ENAI

Programação

Dia 11/09/2011 - Domingo
Chegada dos participantes do ENAI e Dia livre para passeios

Dia 12/09/2011 - Segunda-feira
8h30 às 12h - Abertura do ENAI e Palestras de Abertura do Ciclo de Conferências da Imprensa Brasileira.
Local: Auditório do Banco Central do Brasil, Recife
14h às 17h30 - Ciclo de Conferências da Imprensa Brasileira
18h - Sessão Solene dos 80 Anos da AIP, na Assembléia Legislativa de Pernambuco.

Dia 13/09/2011 - Terça-feira
08h30 às 11h - Ciclo de Conferências da Imprensa Brasileira
11h20 - Lançamento do Selo comemorativo dos 80 anos da AIP.
14h às 18h - Ciclo de Conferências da Imprensa Brasileira
Local: Auditório do Banco Central do Brasil, Recife

Dia 14/09/2011 - Quarta-feira
8h30h às 11h - Ciclo de Conferências da Imprensa Brasileira
Local: Auditório do Banco Central do Brasil, Recife
17h - Encerramento do ENAI e Entrega do Mérito Imprensa Pernambucana ao Governador do Estado e demais homenageados.
Local: Auditório do Banco Central do Brasil, Recife

*** ***

 

Deia Leal expõe na Assembleia Legislativa de Minas Gerais


29/8 a 9/9 - Mostra coletiva de artes plásticas de Sandra Augusto, Deia Leal e Projeto Arte Gente

Sandra Augusto nasceu em Nova Lima (MG) e iniciou seus trabalhos em pintura como autodidata durante a adolescência. Desde então, passou a se expressar por meio da arte, o que fez com que se aperfeiçoasse em diversas técnicas como cerâmica, serigrafia, papel machê, entre outras. Suas telas retratam paisagens e tradições do folclore das Minas Gerais. O olhar da artista paira em paisagens e cenas culturais da Nova Lima contemporânea, partindo de referências locais que fazem parte do cotidiano do cidadão e que, muitas vezes, perdem a importância diante do ritmo atribulado da vida. Na Galeria da Assembleia, Sandra expõe, além dos quadros, esculturas em cerâmica.

O Instituto Opará foi criado há cinco anos para desenvolver projetos voltados à gestão hidroambiental da bacia hidrográfica do Rio São Francisco e do entorno da represa de Três Marias. O Opará vem promovendo a ascensão da cultura na defesa da conservação do patrimônio histórico e artístico, especialmente da riqueza cultural da região do Rio São Francisco. Na Galeria, serão apresentados trabalhos produzidos por jovens de 15 a 29 anos que fazem parte do projeto Arte da Gente, que tem como principal meta a capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho. O programa capacita os jovens a serem serralheiros e costureiras para o mercado regional e ainda a produção de peças de artesanato, valorizando a cultura popular e erudita existente no entorno do Rio São Francisco. Os artistas utilizam sucata e outros materiais reciclados na produção de esculturas e objetos de arte decorativos.

Nascida em Itabira (MG) crescida em Santa Bárbara e residente em Mariana (MG), a artista Deia Leal é graduada em Letras pela UFOP, pós-graduada em Artes Visuais e Mestranda em Literatura (cultura e sociedade) pela UFV. É ilustradora, diretora de projetos culturais e membro da comissão editorial do Jornal Aldrava Cultural. A artista frequentou diversos cursos de pintura, desenha e pinta desde adolescência. Em seus trabalhos, à primeira vista, vemos pontos, gotas e borrões, mas, aos poucos, o olhar mais demorado vai relevando sentidos construídos por tramas de traços coloridos, em que a artista utiliza várias técnicas, como acrílica, óleo e nanquim sobre tela, Eucatex ou papel cartão. A artista venceu, em 2009, o Certame Internacional de Artes Plásticas promovido pela Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar, na Espanha, em que participaram artistas de 35 países. Em 2010, foi premiada com a Medalha de Bronze pela Académie des Artes Sciences et Lettres, da França. A artista participou de exposições coletivas internacionais na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Portugal; Museu Pablo Neruda; Museu do Louvre. Participou de inúmeras exposições individuais em Minas Gerais e coletivas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

*** ***

Aldravias na XV Bienal do Livro do Rio de Janeiro
A forma de poesia criada pelos poetas aldravistas já contagiou poetas do Rio de Janeiro que lançarão o livro
Aldravias a Cinco Vozes (Juçara Valverde, Edir Meirelles, Luiz Gondim, Marcia Barroca e Messody Benoliel)
Editora Kelps. Bienal do Livro, dia 06/11/2011, Estande Oficina Editores

Encontram-se abertas as inscrições para o I SIMPÓSIO INTERNACIONAL LITERATURA, CULTURA E SOCIEDADE da UFV.
As informações acerca das conferências do evento e as normas para o envio de trabalhos (comunicações e painéis) podem ser acessadas no sítio virtual: http://www.literaturaufv.com.br/

Atenciosamente,
Prof. Gerson Roani
Coordenador do evento

** ** **


Clique na imagem e veja como participar

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio das Oficinas Culturais
do Estado de São Paulo, promove

nos dias 11 e 12 de agosto o Seminário Arte Acessível

O evento acontece na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro).

A programação terá palestras, workshops e mesa redonda e contará com a presença de especialistas e autoridades, dentre elas o Secretário Andrea Matarazzo, a Deputada Federal Mara Gabrilli e o Vereador Floriano Pesaro. A questão em discussão será a ampliação das ações públicas para o acesso e fruição da arte pelas pessoas com deficiência.
O programa completo do evento está disponível na newsletter anexo e no site das Oficinas Culturais:

http://www.oficinasculturais.org.br/destaques/2011/67.php

Tendo em vista a relevância do tema e a importância de repensarmos atividades e ações voltadas a este público, convidamos vossa senhoria para participar no evento.
Nesta oportunidade solicitamos gentilmente a possibilidade da divulgação do Seminário entre os vossos contatos.
Qualquer esclarecimento pode me telefonar no (11) 73 54 48 85.
Atenciosamente,
Aldo Valentim
Coordenador Geral

Projetos Especiais
Projeto Ademar Guerra

Oficinas Culturais do Estado

e-mail: aldovalentim@oficinasculturais.org.br

** ** ** **

 

eventos já ocorridos

***


***

I Seminário Acadêmico Cultural ARTPOP

 

 

Poetas aldravistas apresentarão sarau na Casa das Rosas - na Av. Paulista
- em 10 de dezembro, às 19h -

leitura de poemas aldravistas, performance, bate-papo e lançamento do livro de contos Flora: amor & demência
com os poetas Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.B. Donadon-Leal, J.S. Ferreira e o músico Thiago Caldeira da Silva

 

Veja onde já estivemos neste ano:

 

Visite Mariana - Minas Gerais


Rua Diretira, Mariana MG

 

Leia o Jornal Aldrava Cultural