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LIVRO - ALDRAVIAS - Athanase Vantchev de Thracy
Primeiro livro de aldravias publicado na França
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ABRAAI-Mariana e Colégio Flecha lançan livro em homenagem aos 90 anos da Profa. Hebe
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Cronistas da Quarentena
Biblioteca
de Livros para Crianças
Livros de Magna Campos
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BIBLIOTECA
VIRTUAL ALDRAVA
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Livros
de Aldravias de Mário DonLeal
Editado na 1ª quinzena de abril de 2014
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Editado
na 2ª quinzena de abril de 2014
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Editado
na 1ª quinzena de maio de 2014
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Editado
na 2ª quinzena de maio de 2014
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Livro
de Aldravias de Elvandro Burity
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Aldravismo
- uma proposta de arte metonímica
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donLeal,
o corpo de alice (poesia) Mariana: Aldrava
Letras e Artes, 2009 (e-book)
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Reflexões
- a lingüística na sala de aula. (Org. J. B.
Donadon-Leal) Mariana: Aldrava Letras e Artes.
2007: 112 páginas. (Editado em dezembro de 2007,
no formato impresso, brochura de 14 X 21cm)
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(Tamanho recomendado para leitura: 125%)
Apresentação
O aluno de Letras – Licenciatura da Língua Portuguesa –
tem compromisso com a produção de conhecimento que seja
baliza para o ensino responsável da língua materna. Os
estudos lingüísticos têm função essencial
nesse balizamento. Subsidiados pela teoria lingüística,
ao longo do curso, os alunos do Curso de Letras da UFOP – Extensão
de Itabirito, coordenado pela Professora Doutora Dulce Maria Viana Mindlin,
lançaram-se a produzir os trabalhos finais da Disciplina Prática
de Pesquisa lingüística, ministrada por mim, com a finalidade
de deixar aos professores da rede municipal de ensino de Itabirito,
MG, uma contribuição para o incremento no ensino da Língua
Portuguesa, uma vez que esse Curso de Letras foi financiado pela Prefeitura
Municipal daquela cidade. Aliado a esse esforço de resultado
magnífico, as alunas do Curso de Letras da UFOP – Extensão
de Santa Bárbara, fizeram a revisão dos originais para
esta publicação. A união de esforços resultou
neste livro de exercícios de Lingüística, com sugestões
teóricas, sugestões de aplicação e comentários
sobre atividades que “deram certo” em sala de aula. O percurso
tem início nos estudos da Lingüística científica
proposta por Saussure, especialmente com os estudos da teoria do signo
lingüístico, de cuja lucidez resultam os avanços
das ciências da linguagem no Séc. XX. No caminho, a Escola
Lingüística de Praga deixou contribuição valiosa,
na reflexão das funções da linguagem, com modalização
dos conceitos de significação, de atos de fala e de texto,
além da idéia de perda de autonomia do significante e
elevação do valor de conotação na enunciação.
Da Glossemática vêm os traços de percurso gerador
do signo, que é signo de alguma coisa que se renova em sua unicidade
a cada nova ocorrência do continuum amorfo da expressão
ou do conteúdo. Dos atos de fala austiniano vêm as forças
ilocucionárias, de cujos domínios resultam as acomodações
aos ritos sociais e as realizações linguageiras ilocutórias
ou perlocutórias. Da lingüística inglesa e da antropologia
polonesa recebem a noção de língua como vivência
humana, nas diferentes etnias – negação explícita
ao conceito de raça ligado ao fazer lingüístico –
na soma de linguagens restritas em convivência na esfera de uma
língua global. Do gerativismo tem-se a noção de
percurso gerador a partir de um conjunto restrito de regras geradoras
de infinitos usos no eixo paradigmático, abertura para a reflexão
Psicolingüística de aquisição e desenvolvimento
da linguagem. Da Teoria da Enunciação enumeram-se os deslocamentos
temáticos da reflexão lingüística para o sujeito
de sua produção. Do Eu subjetivo ao Sujeito polifônico
que, em conjunto com as modalizações discursivas da semiótica
greimasiana, conformam as explicações necessárias
para entendimento do percurso gerador de sentido no processamento da
leitura, com as novas tendências alinhavadas pela Análise
do Discurso francesa. Resultado desse percurso de reflexões é
este livro, em linguagem simples, como deve ser toda a proposta de ajuda,
colaboração efetiva aos professores em atividade no ensino
fundamental e médio.
J. B. Donadon-Leal
Doutor em Semiótica e Lingüística
Professor de Departamento de Letras do ICHS/UFOP
BICALHO,
Gabriel. Caravela [redescobrimentos] Brasília:
Ministério da Educação. 2006. 75 páginas.
Ilustrações de Ribamar Fonseca. (Editado
no formato impresso, brochura de 15 X 18,4 cm)
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Premiado no I Concurso Nacional de Poesia - Literatura para Todos - MEC/2006
Arquivo
em PDF da Biblioteca Digital DOMÍNIO PÚBLICO
SOUZA
JÚNIOR, José Luiz Foureaux de. Herdeiros de
Sísifo: teoria da literatura e homoerotismo. Mariana:
Aldrava Letras e Artes, 2007. 338 páginas (Editado
em CD-R, formato PDF em dezembro de 2007)
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Ao
professor de literatura:
como ensinar literatura? Que matéria é essa que se recusa
a submeter-se aos padrões didáticos de apresentação
e construção do conhecimento? Será que é
possível mesmo ensinar literatura? Dessas perguntas, nascem outras
que se fazem igualmente instigantes e problemáticas, porque se
vão juntar às demais, prévias, num conjunto de
dúvidas insondáveis a encostar professor e aluno contra
uma parede intransponível, uma espécie de muro de lamentações
que vai acumulando, no desgaste de suas pedras, a seqüência
infinita de possibilidades de leitura. Esta é a palavra-chave
aqui: leitura.
José
Luiz Foureaux de Souza Júnior
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