Projeto
de Parceria firmado entre a escritora
Andreia Donadon Leal (Brasil) e a pesquisadora Doutora Ana Cristina
Martins (Portugal)
cria o Ex-AldraviLIBRIS
A
ALDRAVIA, O EX-LIBRIS e o EX-ALDRAVILIBRIS
Ex-adravilíbris
– (neologismo) palavra gráfica resultante da amálgama
entre Ex-Libris e Aldravia. Termo criado por linguistas,
semioticistas, literatos e intelectuais, liderados pela escritora
brasileira Andreia Donadon Leal e pela pesquisadora portuguesa Dra.
Ana Cristina Martins.
A palavra Aldravia é uma criação brasileira
e designa um poema minimalista de seis veros univocabulares. Ex-Libris
é expressão latina que designa: dos livros de. A amálgama
desses dois itens vocabulares produz nova palavra gráfica,
carregada de novas qualidades semânticas. Experimentações
e inovações são trabalhos propostos pela Academia
de Letras, Artes e Ciências Brasil - ALACIB, de Mariana, Minas
Gerais, Brasil que convidam alunos, artistas plásticos, educadores,
acadêmicos, amantes dos livros e da poesia a produzirem simbiose
entre a arte do Ex-librismo e a aldravia. Este é o caminho
moderno, de aceitação e de assimilação
da Língua Moderna. Por ser um vocábulo novo da Língua
Portuguesa, dispensa a marcação em itálico,
como acontece com a expressão latina: ex-libris.
Por uma questão de estilo gráfico, a logo do ex-aldravilíbris
terá grafia especial de Ex-AldraviLIBRIS,
cuja aparição também se acha autorizada para
figuração na arte final dos ex-aldravilíbris
particulares.
-
O Ex-AldraviLIBRIS produz fusão entre palavra
e imagem = divisa pessoal ou institucional do ex-libris,
mantendo a integridade do ex-libris e da aldravia.
Definição de ex-libris: pequena ilustração
que é colada num livro para indicar a propriedade dele. Ou
seja, o ex-libris é uma marca de pertencimento, posse. É
como se fosse um selo de propriedade. Este papelzinho indica a quem
pertence o livro e a ilustração que vai nele pode
ter muitos sentidos, todos relacionados, principalmente, à
pessoa que possui o livro em que se encontra o ex-libris.
A imagem a utilizar no ex-libris tem de ser original, como
a aldravia. O desenho não ilustra a aldravia! A execução
da imagem pode ser do próprio utente, por encomenda deste
a um Artista ou por iniciativa de terceiros. Ademais, esta é
também uma forma de promover a arte miniatura que é
o ex-libris; uma forma de chamar artistas plásticos
para a execução de ex-libris.
O desenho e a aldravia têm de compor um conjunto coeso e coerente,
de tal forma imbricado, que retrate a pessoa representada; que seja
a representação gráfica dessa pessoa. De contrário,
será uma ilustração apenas.
O
QUE É EX-LIBRIS
1. A palavra ex-libris (palavra composta com termos latinos)
é apresentada nos dicionários com a seguinte definição:
substantivo masculino de dois números: vinheta desenhada
ou gravada que os bibliófilos colam, geralmente, na contracapa
de um livro, da qual consta o nome deles ou a sua divisa, e que
serve para indicar posse.
2. Vinheta é qualquer desenho, ornamento, detalhe gráfico,
que pode ser utilizado como ilustração de um texto.
3. Bibliófilos são aquelas pessoas que amam os livros,
que os colecionam, sobretudo se são raros e preciosos, ou
de boas edições, de acordo com o dicionário.
4. Os dois elementos que compõem a palavra ex-libris
são:
ex – ablativo: dentre,
libris – ablativo plural de liber/bri: livro.
5. Assim, uma definição bem simples de ex-libris
é: pequena ilustração que é colada num
livro para indicar a propriedade dele. Ou seja, o ex-libris
é uma marca de pertencimento, posse. É como se fosse
um selo de propriedade. Este papelzinho indica a quem pertence o
livro, e a ilustração que vai nele pode ter muitos
sentidos, todos relacionados, principalmente, à pessoa que
possui o livro em que se encontra o ex-libris.
Será
que há similaridade entre ex-libris e aldravia?
(veja a segunda ilustração). Criada em Mariana-MG,
a aldravia é um poema composto por seis versos univocabulares.
No ex-libris há, por regra, o nome, e em alguns
casos o retrato do utente. No ex-aldravilíbris, além
dos elementos composicionais do ex-libris esse é
acrescido de uma ALDRAVIA. Da mesma forma que o ex-libris
representa esse proprietário do livro, a aldravia também
o fará.
Está estampado/impresso em papel pequeno a ser colado no
verso da capa dum livro, de forma a assinalar a propriedade do mesmo.
O princípio orientador da criação da aldravia
é composto pelas ideias de um poeta de Língua Inglesa,
Ezra Pound, e por um raciocínio metonímico, em lugar
do metafórico. Em outras palavras, o movimento poético
da criação da aldravia se desenvolve pela similaridade,
pela contiguidade, pela sugestão. Esse raciocínio
metonímico da aldravia exige um movimento criativo distinto
do da criação poética tradicional que prima
pela substituição, pela comparação.
A
aldravia é essencialmente metonímica.
riscos
coloridos
riscam
o
céu
fevereiro
José Luiz Foureaux de Souza Júnior
Sem título, a aldravia, como no exemplo acima, leva o leitor
a deduzir que o poema fala de carnaval. Os riscos coloridos são
as serpentinas que riscam o céu quando atiradas pelos foliões.
O nome do mês, como último verso, consolida o tema
da aldravia: carnaval. Ou seja, cada palavra leva o leitor a construir
o sentido do poema. É por isso que, em princípio,
as aldravias não apresentam títulos, mas criam-se,
reúnem-se, desevolvem-se a partir de um tema.
Abaixo,
aldravias de seus criadores:
aldravias
buscam
continentes
em
longínquas
porções
Andreia Donadon Leal
aldravia
meu
verso
universo
em
poesia
Gabriel Bicalho
morangos
passeiam
sob
blusa
de
algodão
J. B. Donadon-Leal
trovões
riscam
céu:
chuva
de
palavrões
JS Ferreira
*** ***
Abc das aldravias
ALDRAVIA, poema composto de seis versos univocabulares,
com sintaxe paratática (por coordenação), livre
de amarras que venham a implicar na limitação de interpretações.
Na Aldravia, a palavra é o elemento essencial formador da
Poesia; por isso, a Aldravia prescinde da utilização
de recursos visuais adicionais, nada obstante aceitar-se experimentação
que não torne complicada a leitura do poema.
A partir do conceito poundiano de o máximo de Poesia, num
mínimo de palavras, o Poeta Aldravianista deve observar os
seguintes critérios para a elaboração de Aldravias:
- iniciar os versos com letras minúsculas. Em caso de nomes
próprios, vale a opção do autor;
- a divisão em palavras-versos já implica pausa; por
isso, não é recomendada a utilização
de pontuação. Além disso, a pontuação
limita possíveis interpretações relativas a
livres escolhas do leitor em deslizar pausas para criar novos sentidos.
- as pontuações de interrogação ou de
exclamação podem ser utilizadas, se a sintaxe da Aldravia,
por si só, não denunciar a sua proposição.
- nomes próprios duplos (com ou sem ligação
por hífen), cuja divisão resulta em outro nome (Di
Cavalcanti, Van Gogh), podem ser considerados um único vocábulo;
- nomes e formas pronominais ligadas por hífen podem ser
considerados vocábulos únicos;
- sugerir mais do que tentar escrever todo o conteúdo. Incompletude
é provocação aldrávica.
- privilegiar a metonímia, evitando-se a metáfora.
Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal e J.S.Ferreira
- criadores da aldravia.
Complementação
necessária
Os poetas aldravistas, criadores da aldravia, balizaram-se em ideias
de Ezra Pound para constituírem a base teórica da
aldravia. Os três modos retóricos que ele estabelece
em seu livro ABC of Reading, 1934 (no Brasil foi publicado com o
título ABC da Literatura, salvo engano, em 1973), funcionam
como carregadores de energia da linguagem poética. A teoria
de Pound, primeiramente, visa criar uma espécie de semiótica
para os registros possíveis da linguagem poética dominada
por todas as formas de inspiração. A melopeia é
na sua origem grega melopoiía (composição de
cantos líricos), a arte de musicar a poesia, e passou a significar
qualquer melodia (recitada ou cantada) em ritmo calmo e monótono;
remete o leitor para o mundo criativo dos sons no texto poético.
A fanopeia traduz o poder visual da imagem, deixando o objeto (fixo
ou móvel) solto na imaginação visual. É
particularmente significativa na poesia visual chinesa. A logopeia
deriva do grego logopoeía, criação de palavras,
e traduz a capacidade de combinação da forma e do
conteúdo das palavras com o objetivo de obter a obra sublimada
pela beleza estética. As três categorias realizam uma
espécie de condensação dos demais aspectos
da linguagem poética. Sobre este assunto, é possível
encontrar mais informações nas seguintes ligações:
http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/melopeia-fanopeia-e-logopeia/
http://home.earthlink.net/%7Eacorioso/Third_Hour.htm
http://www.propylaean.org/pound.html
http://www.ars-rhetorica.net/Queen/VolumeSpecialIssue2/Articles/Jeal.pdf
PROJETO COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADOS. Proibida a aplicação
do projeto sem a citação e conhecimento das idealizadoras:
Andreia Donadon Leal (Brasil) e Ana Cristina Martins (Portugal).
Ex-AldraviLIBRIS DE SANDRA M. BRITO
Ex-AldraviLIBRIS
da acadêmica Sandra M. Brito.
ARTE DE JOÃO VITOR FREITAS.
Ao centro, o componente embrionário para a minha existência,
um coração, representando o amor como pilar e a
letra F de família, a minha aorta que conectada a caneta
pena, simboliza a escrita, a docência e a criação
poética;
acima, as iniciais do meu nome. Todos esses elementos concatenados
são propulsores para o meu viver a vida -
com todas as minhas memórias- e não levá-la.
//////////////////////////////////
Ex-AldraviLIBRIS de Andreia Donadon Leal
O livro aberto representa minha luta diária pelo acesso aos
livros para comunidades afastadas dos centros culturais; pelo amor
à leitura, à literatura e ao livro. Arte de Júlia
Eleonora.
Ex-AldraviLIBRIS de Andreia Donadon Leal
Andreia Donadon Leal - Deia Leal
Mestre em Literatura pela UFV
Ex-AldraviLIBRIS de Andreia Donadon Leal
Andreia Donadon Leal - Deia Leal
Mestre em Literatura pela UFV
Ex-AldraviLIBRIS
da poeta e artista plástica, Andreia Donadon Leal. Presidente
da ALACIB-MARIANA. Arte maravilhosa de João Vitor. Os papagaios
representam seu universo infantil. A janela aberta seu e-TERNO desejo
de voar, libertando sonhos... Eis mais uma bela representação
do seu MUNDO INFANTIL, que continua a sonhar.
PROJETO
Criação
e difusão do Ex-AldraviLIBRIS
Fusão
entre Aldravia e Ex-Libris : Ex-AldraviLIBRIS
1º. Objetivos
- divulgar a aldravia e o ex-libris junto de diferentes
públicos e instituições;
- incrementar o gosto pela leitura junto de públicos mais
jovens;
- colaborar em ações de alfabetização;
- incentivar a cultura visual;
- promover a aliança entre o discurso verbal e o imagético;
- coadjuvar no processo de descoberta do eu privado e público,
individual e coletivo;
- concorrer para o estreitar de relações institucionais,
nacionais e internacionais, nas esferas educacionais, culturais
e científicas.
2.º Metodologia
- educação e literatura (a integrar nos projetos escolares
das Academias Brasileiras dos Autores Aldravianistas –Infantojuvenis
e outros educandários interessados);
- educação e cultura visual (a integrar nos projetos
escolares das Academias Brasileiras dos Autores Aldravianistas –Infantojuvenis
e outros educandários interessados);
- educação para a cidadania
- divulgação cultural e científica, nacional
e internacional.
3.º Tarefas
- organização e instalação de ateliers
formativos e executivos em escolas, bibliotecas e centros culturais
- estabelecimentos de parcerias com artistas plásticos, gravadores
e editoras
4.º
- Resultados (outputs)
- produção de ex-libris pessoais (por exemplo,
de alunos, etc.) e institucionais (por exemplo, de bibliotecas,
etc.)
- organização de concurso anual nas academias mirins
de letras e nas escolas
- realização de exposição bianual de
ex-libris com aldravias reproduzidas em grande formato, para melhor
visualização dos conteúdos, e publicação
do respectivo catálogo, a integrar nas semanas de Arte Aldravista.
PROJETO
COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADOS e reservado às autoras:
Andreia Donadon Leal (Brasil) e Ana Cristina Martins (Portugal).
Proibida a aplicação do projeto sem a citação
e conhecimento das idealizadoras.
CONTATOS
Doutora Ana Cristina Martins (academiaportuguesadeexlibris@gmail.com)
MS Andreia Donadon Leal
(alacib.mariana@gmail.com ou deialeal@jornalaldrava.com.br)
Delegados da Academia Portuguesa de Ex-Libris no Brasil
1ª Delegada: MS Andreia Donadon Leal (deialeal@jornalaldrava.com.br)
(alacib.mariana@gmail.com)
2º Delegado: Doutor José Luiz Foureaux de Souza Júnior
(foureaux24@yahoo.com)
Academia de Letras, Artes e Ciências
Brasil
Presidente: Andreia Donadon Leal
Fundada em 06 de abril de 2009- CNPJ: 10.778.442/0001-17
Utilidade Pública Municipal - Mariana Lei 2.762, de 17/09/2013
Utilidade Pública Estadual - Minas Gerais Lei 21850, de 30/11/2015
A Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil - ALACIB - é
uma Associação Literária sem fins lucrativos,
com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17.
Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às
Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas
no seu Regimento. https://www.jornalaldrava.com.br/pag_alb_mariana.htm
Edição
em 25 de fevereiro de 2019 por J. B. Donadon-Leal