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Jornal Aldrava
Cultural |
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PROALFA
/ Escola Estadual Dom Benevides |
Projeto
de alfabetização da
Escola Estadual Dom Benevides,
em parceria com o
Jornal Aldrava Cultural,
conquistou o 1º Lugar no PROALFA 2007
na jurisdição da SRE de Ouro Preto
(Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro
Preto).
PROALFA
(Programa de Avaliação da Alfabetização
do Governo de Minas Gerais)
A avaliação mostrou que a
Escola Estadual Dom Benevides obteve o melhor índice de proficiência
no ano de 2007
A
nota de proficiência da Escola saltou de 507
em 2006 para 627 em 2007.
(Nota maior do Estado:
726,5 - em Sete Lagoas)
Trata-se
da melhor nota entre as 18 escolas da jurisdição de Ouro
Preto
e de nota superior à da média estadual.
Veja abaixo quadro com a média estadual em 2006 e 2007
As
ações com vistas aos festejos do centenário, em 2009,
que incluem também a reforma do prédio escolar,
contemplam principalmente a busca de qualidade de ensino
e preparação de seus alunos para a vida.
Escola
Estadual Dom Benevides
Nova imagem, novos tempos
Equipe
de trabalho:
Maria de Fátima Moreira de Assunção
Maria da Conceição de Pinho Duarte
Maria Auxiliadora de Rezende Bicalho
Sandra Barbosa do Espírito Santo Jesus
Maria da Conceição A. Gomes Rocha
Maria Auxiliadora Silva Cota
Maria do Carmo da Trindade
Andreia Donadon Leal ( Coordenadora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural)
Ana Maria Santos Gonçalves
Ana Cláudia Barreto Tavares
Imaculada da Glória Bailon Ribeiro
Dirce Namba (Supervisora Escolar)
Governador
divulga resultados do PROALFA
O
governador Aécio Neves participou, nesta quinta-feira (06/12),
da abertura do encontro gerencial da Secretaria de Estado de Educação
com as 46 superintendentes regionais de Ensino de Minas Gerais, realizado
no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. Durante o evento, foram divulgados
os resultados do Programa de Avaliação do Ciclo Inicial
de Alfabetização (Proalfa-2007), exame criado em 2005 para
verificar os níveis de alfabetização alcançados
pelos alunos da rede pública de Minas Gerais.
Os resultados deste ano revelaram crescimento nos indicadores de educação
em todos os anos do ensino fundamental avaliados – 2º, 3º
e 4º anos. Minas é o único estado que produz dados
específicos sobre os níveis de alfabetização
dos alunos de toda a rede pública. É também o único
que avalia os alunos no 3º ano, considerado o último do ciclo
inicial de alfabetização.
Para Aécio Neves, o bom desempenho dos estudantes da rede pública
de Minas é fruto das ações desenvolvidas pelo Estado
nos últimos cinco anos para melhorar a qualidade da educação.
Segundo ele, a busca pela excelência na educação será
a principal meta do Govero de Minas para os próximos três
anos.
“A educação continuará sendo e será
cada vez mais a grande prioridade desse nosso mandato. Se tivemos o primeiro
mandato marcado fortemente pela questão do ajuste, do equilíbrio
de nossas contas, com o sacrifício de tantas que estão aqui,
agora temos que avançar apresentando resultados consistentes. Os
primeiros já estão aí, mas Minas tem que ousar, tem
que pensar grande. O que quero é poder deixar o governo em 2010
dizendo que Minas fez inúmeras transformações, mas
ressaltando uma: Minas voltou a liderar o ranking da educação
pública em todo o Brasil. Esse é o nosso desafio. Essa é
a maior herança que poderemos deixar às gerações
que estão vindo”, afirmou Aécio Neves.
O Proalfa 2007 comprovou que as crianças de 8 anos, matriculadas
no 3º ano, estão lendo melhor. O número de alunos que
alcançou o nível “recomendável” de leitura
subiu de 45% em 2006 para 58,1% este ano. O percentual de crianças
que não sabem ler (nível baixo) caiu de 33,4% para 24,3%.
O de alunos que lêem mal (intermediário) caiu de 21,4% para
17,6%.
O Proalfa foi desenvolvido através do trabalho integrado entre
a Secretaria de Educação, o Centro de Políticas Públicas
e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF), e o Centro de Alfabetização,
Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
É um instrumento de políticas públicas transformadoras
na área de Educação já que permite mapear
exatamente onde estão localizados o sucesso e o fracasso dos alunos
por rede, por município e por escola.
“Esse instrumento criado por vocês, em parceria com a UFMG
e a UFJF, é algo que dentro de pouco tempo vamos ter que cobrar
royallites para exportar para outros estados brasileiros, porque permite
que tenhamos instrumentos que ninguém tem. Os dados da avaliação
individual nos permitem detectar onde está o problema e como enfrentá-lo”,
disse o governador.
Reconhecimento
Segundo Aécio Neves, o Governo de Minas tem atuado em várias
direções para garantir crescimento econômico e desenvolvimento
social para os mineiros, mas ele ressaltou que é trabalho e a dedicação
das superintendentes de ensino e professoras de Minas está transformando
a realidade do Estado.
“Sinto um orgulho muito sincero do trabalho que vocês estão
fazendo e não tenho dúvidas que o que está sendo
feito vai mudar de verdade este Estado. Estamos fazendo um conjunto enorme
de obras, de investimentos em infra-estrutura em todas as regiões
do Estado. Estamos enfrentando a questão da segurança. Todas
elas são ações extremamente importantes, mas a única
transformadora é a que está sob responsabilidade de vocês”,
afirmou Aécio Neves”, disse o governador, referindo-se à
educação.
De acordo com a secretária de Estado da Educação,
professora Vanessa Guimarães Pinto, a análise dos dados
do Proalfa 2007 indica que a estratégia do Governo do Estado vem
apresentando bons resultados: "Mais importante que o crescimento
médio da proficiência em todo o Estado, que foi bastante
significativo, é verificar que as regiões de menor desenvolvimento
socioeconômico, como o Norte, o Jequitinhonha e o Mucuri, vêm
respondendo positivamente ao esforço diferenciado que estamos fazendo
lá".
Minas supera média nacional
Entre 2003 e 2005, a proficiência média do 4º ano do
ensino fundamental no Brasil, segundo o SAEB realizado pelo governo federal,
cresceu 1,7%, subindo de 169,4 para 172,3, o que representa uma evolução
anual média de + 0,86%. Já em Minas, a proficiência
cresceu 6,8% no 4º ano e 6,5% no 3º ano. Embora não seja
possível uma comparação linear, o crescimento verificado
no Estado representa, para o intervalo considerado, uma evolução
quase quatro vezes superior à média nacional verificada
nos últimos dados disponibilizados pelo SAEB.
O ponto de partida para a melhoria do desempenho dos alunos da rede pública
foi a ampliação, a partir de 2004, da duração
do Ensino Fundamental, de oito para nove anos em todo Estado. Com seis
anos de idade as crianças passaram a ingressar na rede pública,
dedicando mais tempo para formação educacional. Desde então,
o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Educação,
investiu pesadamente na capacitação de professores. Realizou
ainda três congressos estaduais de alfabetização -
em cada edição, reuniu cerca de 3 mil professores e especialistas
das escolas estaduais e representantes de prefeituras municipais - e implantou
em todas as escolas o Plano de Intervenção Pedagógica,
a partir dos resultados das avaliações, como âncora
do processo de planejamento focado no desempenho dos alunos.
Fonte:
http://www.educacao.mg.gov.br/index.asp?ID_PROJETO=28&ID_OBJETO=28224&ID_PAI=24414&tipo=Objeto&n=s
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Hai-kai gerador
de trabalhos no 4º ano
Trabalhos
do 4º ano expostos na sala
Hai-kai de
Pedro Henrique - 4º ano
Placa
da nova sinalização indicativa do Projeto Turístico
de Mariana
Andréia
Donadon Leal
Coordenadora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural
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